O dia 27 será dedicado à introdução ao budismo e ao diálogo entre as sanghas. Pela manhã teremos no templo uma palestra sobre Introdução ao Budismo e no período da tarde teremos diálogos na Escola, onde trocaremos experiências uns com os outros.
Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.
Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários centros de prática e retiros em todo o país.
Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.
Márcia Baja, formada em Arquitetura, vem mergulhando em práticas contemplativas há mais de 25 anos. Considera Lama Padma Samten e Namkhai Norbu Rinpoche seus principais professores. Atuou no Cebb por 23 anos como aluna, facilitadora, tutora e no apoio às coordenações locais dos Cebbs Curitiba e Darmata. Hoje atua como profª de Yoga e Meditação em cursos presenciais e online. Sua abordagem envolve o corpo e a natureza como um método de contemplação e prática, auxiliando as pessoas a integrarem silêncio e movimento em suas vidas. Além disso, oferece palestras sobre relacionamentos e a diversidade de temas que envolvem o mundo interno.
Faz parte da comunidade Lua de Sabedoria, onde é professora e colabora com o direcionamento e as decisões sobre os rumos coletivos da comunidade.
Formada em Letras e mestre em literatura, atua como tradutora, sobretudo de textos do Darma. É aluna de Lama Padma Samten e Dzongsar Rinpoche. Atualmente reside na Índia, desde onde se dedica, dentre outras coisas, a apoiar as atividades da sanga e de seus professores.
Praticante budista, aluna do Lama Samten desde outubro de 2003, tendo participado ativamente do CEBB até 2020, seguindo agora sob a orientação principal do Lama Alan Wallace. Servidora pública aposentada, filha, mãe e avó.
Praticante, parte do CEBB desde os 16 anos, morou no Caminho do Meio por um ano e atualmente reside no centro de retiro Tara Mandala, no Colorado, atuando como Chöpön. Tem como principais mestres Lama Padma Samten, Lama Tsultrim Allione e Tulku Ösel Dorje.
Mestre em Filosofia, astróloga e bailarina nas horas vagas.
Praticante do budismo desde 2008. Já foi e sempre será aluna do Cebb com o Lama Padma Samten. Moradora no Cebb Caminho do Meio, onde exerceu atividades em diversas mandadas no Cebb (cozinha, administração, check-in, lojinha) e por vários anos colaborou na gestão da associação dos moradores. Hoje é praticante do Zen budismo na comunidade Taiheiji. Professora de matemática e projeto de vida na rede Estadual do Rio Grande do Sul em Viamão.
60 anos muitas vidas foram vividas dentro dessa vida mas sempre apresentando a qualidade: de ser uma comunicadora.
E assim está sendo na minha jornada como praticante do Dharma.
Com muita dedicação e alegria hoje sou responsável pela Dharma Publishing, a editora do Centro Nyingma do Rio.
Uma oportunidade única de participar de todos os processos de traduzir, revisar e publicar os livros do Tarthang Tulku Rinpoche em português.
E compartilhar seus preciosos ensinamentos em outras atividades que o Nyingma oferece.
Em vidas passadas recentes fui jogadora de voleibol e executiva da indústria farmacêutica. Hoje meu tempo se divide entre coordenar a pós-graduação Gestão Emocional nas Organizações no Einstein (onde se formam professores do programa Cultivating Emotional Balance) e fazer traduções. Ajudei a traduzir livros do Lama Alan Wallace, do Dalai Lama, da Jetsunma Tenzin Palmo, e livros muito especiais como a biografia de Mandarava. E empresto uma voz em português pro Lama Alan Wallace, pro Erik, pro Geshe Phende, pra Roshi Joan Halifax e a outros mestres amados com todo amor.
Lia Beltrão é jornalista e facilitadora do Trabalho Que Reconecta e de processos de transformação que unem mundo interno e ação coletiva. Tem se dedicado ao estudo e pesquisa sobre a contribuição de tradições contemplativas e também de abordagens terapêuticas que estudam o trauma para o campo do ativismo e da justiça social e ambiental, e está em formação em Experiência Somática. É membro da Inochi, organização norte-americana voltada para paz e sustentabilidade fundada pelo mestre zen e ativista Kazuaki Tanahashi e tem apoiado as atividades da organização em projetos de proteção da Amazônia e seus povos. É uma das coordenadoras da comunidade de transformação o lugar e editora da Bodisatva.
Aluna do Lama Samten desde 2009, participou do movimento de construção do Cebb Mendjila junto com a Sangha de SC, fazendo parte do grupo de gestão da Aldeia até hoje.
Nos últimos 2 anos vem dividindo seu tempo entre o Mendjila e o Tushita Meditation Center em Dharamsala na Índia, fazendo trabalho voluntário.
Administradora, em 2019 largou a vida profissional agitada da Hotelaria para dedicar-se ao aprofundamento e prática do Dharma.
Atualmente, organizando um projeto com propósito de compartilhar suas experiências na Índia, levando pessoas para conhecer lugares sagrados e ter acesso aos ensinamentos preciosos dos mestres.