Como cuidar de mundos em transição?
Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.
Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários centros de prática e retiros em todo o país.
Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.
é um professor Zen, ativista, sociólogo e fundador do Centro de EcoDarma das Montanhas Rochosas (Rocky Mountain EcoDharma Center), no Colorado, EUA. Escritor prolífico, seu trabalho tem usado o entendimento budista da vacuidade para analisar a história do ocidente e os problemas globais contemporâneos. Loy atua em diversos grupos e movimentos, incluindo o Extinction Rebellion e os Zen Peacemakers.
brasileiro, monástico ordenado no Budismo Soto Zen. Praticante e professor do Darma na Ordem Zen Peacemakers, na qual exerce o papel de co-diretor espiritual. Membro do Conselho Diretor da Zen Peacemakers International. Coordenador do Zurich Zen Center, na Suíça. Profissionalmente, atua como consultor e terapeuta relacional com abordagem sistêmica, em gestão de conflitos e manejo do stress. Formação como instrutor de Aikido e Yoga clássico. Educador no Programa Gaia Education.
Pesquisador, produtor e cinematográfo. Possuo um foco de examinar as transições justas para a sustentabilidade e regeneração. Olhando para os movimentos sociais e ecovilas no brasil e na construção de sistemas agroecológicos e nas políticas e visões de mundo emergentes. Também examino como a atividade dos movimentos sociais pode ser traduzida e implementada em políticas sociais que podem envolver o Sistema das Nações Unidas.
é doutora e professora de Estudos da Ásia e África no El Colegio de México. Pós-doutorado na Universidade Católica do Chile. Realizou uma série de estudos e publicações sobre a cultura chinesa, com especial ênfase no budismo contemporâneo. Atualmente, leciona filosofia e religiões da China na Universidade Roviri it Virgili, em Barcelona, na Universidade de Congreso, em Mendoza, na Universidade Católica e na Universidade do Chile, em Santiago. É pesquisadora adjunta do Núcleo Milênio Impacto da China na América Latina da Universidade Católica do Chile. É coordenadora do Projeto Glossário do Léxico Budista da Ásia e do Ocidente Luis O Gómez Rodríguez. Colabora com a Buddhistdoor em espanhol e a Fundação Dharma Gaia, realizando estudos sobre o budismo no Chile. É membro da Rede Ibero-Americana de Estudos Budistas (RIEB) e Coordenadora do Laboratório Ecobudismo (LEB).
O Cacique Cláudio (Werá Cláudio) é uma liderança importante na Aldeia Cantagalo (Tekoá Jataí’ty) em Viamão/RS, uma comunidade Mbyá Guarani conhecida por suas lutas pela demarcação de terras, defesa cultural, projetos de sustentabilidade e educação, como a luta contra o “marco temporal” e a instalação de aterros sanitários, buscando autonomia e visibilidade para seu povo.
Conheça os projetos de agricultura orgânica dos CEBBs Alto Paraíso (GO) e Sukhavati (PR)!
Localizado na Aldeia do CEBB Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros (GO), o Viveiro Escola é um projeto do Instituto Caminho do Meio de Alto Paraíso (ICMAP). Ele combina o cultivo de espécies nativas do Cerrado e a educação ambiental. Construído em 2023 com apoio da Fundação Grupo Boticário, o viveiro já produziu cerca de 35 mil mudas, participou de diversos mutirões de plantio, ofereceu dois cursos de viveirismo e oficinas para crianças – em parceria com o IFB e a UnB. Outros parceiros importantes do Viveiro são: Instituto Pouso Alto, ICMBio e Cerrado de Pé.
O Orgânico Zen é um projeto do Instituto Caminho do Meio Graciosa que nasceu com a motivação de gerar benefício aos seres, ter respeito pelo meio ambiente como um todo, promover uma educação ambiental e alimentar são alicerces primordiais deste projeto do CEBB Sukhavati.
Apresentação do Sistema AgroFlorestal (SAF) do CEBB Caminho do Meio e prática na horta.
Aluna de Lama Padma Samten desde 2015 e moradora do CEBB Caminho do Meio desde 2022. Apoiou as atividades do fundamental e maternal da Escola Caminho do Meio desde que chegou na aldeia e é um dos dedos verdes que sustentam o SAF no CEBB CM.