Mundos em transição

2025-2026 | 26ª edição
De 27 de dezembro a 01º de janeiro

29/12 | Segunda

Educação

Que novos mundo queremos?

Manhã | 5h30 às 7h

5:30 | Meditação silenciosa e Puja

Manhã | 09h às 12h

Diálogos sobre educação

Presencial e online

Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários  centros de prática e retiros em todo o país.

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

é pedagoga e professora, com graduação e mestrado em Comunicação Social pela UPFE. Iniciou sua atuação como educadora popular em movimentos sociais em Recife, sua cidade natal. Aluna do Lama Padma Samten desde 2008, residiu no CEBB Darmata em 2010, e mudou-se para o CEBB Caminho do Meio em 2012, onde atuou por 10 anos em diferentes funções como professora, diretora e tutora na Escola Caminho do Meio. Atualmente é professora de ensino fundamental na Escola Waldorf Querencia, em Porto Alegre. É mãe de dois meninos, e escreveu 4 livros infantis inspirados nas cinco sabedorias através do projeto Luzeirim, que aproxima a visão budista da cultura popular brasileira.

É aluna do Lama Padma Samten desde 2017. Em 2018, após vivenciar um burnout e um ano sabático, decidiu transformar sua trajetória: deixou a carreira de administradora para se dedicar a ensinar meditação para crianças. Em 2020, tornou-se especialista em Alternativas para uma Nova Educação pela UFPR e, desde então, vem unindo meditação, educação emocional e práticas lúdicas em seu trabalho. É idealizadora, em parceria com o ICM Graciosa, do projeto Medita Criança Quatro Barras, que já levou aulas semanais de meditação a mais de 400 crianças da rede municipal de Quatro Barras (PR). Atua em escolas de Curitiba, além de oferecer aulas em pequenos grupos e para famílias, atendendo crianças a partir dos 3 anos. Também ministra cursos para famílias e educadores, com o propósito de tornar a meditação acessível, leve e significativa para todos.

Possui graduação em Filosofia, Teologia e Letras; pós-graduação em Sociologia; mestrado em Psicologia Social; doutorado em Psicologia Social; pós-doutorado na University of Cambridge – Inglaterra; pós-doutorado na Università degli Studi La Sapienza – Roma; pós-doutorado na Universidad la Habana. De 1969 a 2009 foi professor no Programa de Pós Graduação em Psicologia na PUCRS; professor convidado na Accademia Alfonsiana, da Universidade Lateranense de Roma; professor convidado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; professor visitante na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Atualmente é professor colaborador do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Conferencista internacional, tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, ideologia, representações sociais, ética, comunicação e educação.

é paulista, pedagoga e educadora, atuando há 24 anos em escolas públicas e particulares, na educação infantil e ensino fundamental. Dançarina desde a infância e Educadora Brincante, formada pelo Instituto Brincante de São Paulo. É integrante do Grupo Toque de Comadre, coletivo de mulheres, mães e brincantes inspiradas nas manifestações da cultura popular. Atuou na Escola Caminho do Meio como professora e também na coordenação pedagógica, contribuindo para as formações da equipe. Atualmente é professora de um 1° ano na Escola Rural Estrela da Terra. É aluna do Lama Padma Samten há 20 anos, participando de retiros e recebendo instruções de meditação e ensinamentos budistas. Iniciou a sanga kids do CEBB São Paulo em 2008, oferecendo às crianças práticas de meditação sob orientação do Lama Samten. Acredita nas práticas que integram corpo, mente e coração para atuar no mundo de forma benéfica e revolucionária. É comprometida com sua auto educação, entendendo que aprendizagem é postura aberta e em movimento. Mora no CEBB Caminho do Meio com seu filho Antônio e com a família de sanga.

é Mestre em Pediatria, Terapeuta Ocupacional e Educadora, foi coordenadora e diretora das Escolas Caminho do Meio e Janela (em Goiás). Aluna do Lama Samten desde 2005, escreveu o livro Educar na Felicidade, onde trabalha de forma didática como colocar em prática as 5 sabedorias na educação tradicional. Escritora e ex-professora universitária, atualmente orienta o Kumon Viamão e ministra cursos de Formação de Educadores e famílias através da Cultura de Paz em todo Brasil. Em 2025 lança o livro Uma Mala de Significados, ficção que tem como pano de fundo a visão budista sobre a vida e a morte.

Tarde

14h | Semeando as Cinco Sabedorias – Laboratório e roda de sonhos

Presencial e online

WhatsApp Image 2021-09-10 at 08.45.02

é paulista, pedagoga e educadora, atuando há 24 anos em escolas públicas e particulares, na educação infantil e ensino fundamental. Dançarina desde a infância e Educadora Brincante, formada pelo Instituto Brincante de São Paulo. É integrante do Grupo Toque de Comadre, coletivo de mulheres, mães e brincantes inspiradas nas manifestações da cultura popular. Atuou na Escola Caminho do Meio como professora e também na coordenação pedagógica, contribuindo para as formações da equipe. Atualmente é professora no ensino fundamental na Escola Rural Estrela da Terra. É aluna do Lama Padma Samten há 20 anos, participando de retiros e recebendo instruções de meditação e ensinamentos budistas. Iniciou a sanga kids do CEBB São Paulo em 2008, oferecendo às crianças práticas de meditação sob orientação do Lama Samten. Acredita nas práticas que integram corpo, mente e coração para atuar no mundo de forma benéfica e revolucionária. É comprometida com sua auto educação, entendendo que aprendizagem é postura aberta e em movimento. Mora no CEBB Caminho do Meio com seu filho Antônio e com a família de sanga.

15h30 | Parentalidade - Tatiana Klein

Presencial

Foto: Camila Brum

Noite | 19h

19:00 | Puja
20:00 | Biodança (Amanda Lautert e Luísa Canfield)