As encruzilhadas e precipícios são sempre realidades de cada tempo. Nos tempos atuais temos muitos desses desafios e incertezas. Onde colocar nossos esforços para a construção de mundos melhores? Como dirigir nossas vidas nesses tempos? Cada palestrante trará suas próprias visões de mundo e apontará meios hábeis para aproveitarmos os presentes desafios e oportunidades.
Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.
Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários centros de prática e retiros em todo o país.
Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.
é um professor Zen, ativista, sociólogo e fundador do Centro de EcoDarma das Montanhas Rochosas (Rocky Mountain EcoDharma Center), no Colorado, EUA. Escritor prolífico, seu trabalho tem usado o entendimento budista da vacuidade para analisar a história do ocidente e os problemas globais contemporâneos. Um dos seus livros é Ecodarma: Ensinamentos budistas para a urgência ecológica. Loy atua em diversos grupos e movimentos, incluindo o Extinction Rebellion e os Zen Peacemakers.
Monástico Soto Zen ordenado em 2008 por Coen Roshi. Shusso no Japão por Kuroda Roshi, Sensei no Zen Peacemakers por Barbara Angyo Wegmüller Roshi (Suíça) e Genro Grover Roshi (USA) Participa desde 2010 em Retiros dos Zen Peacemakers nas ruas de grandes cidades, e nos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, como oficiante budista, facilitador de Council e membro do Staff. Exerce atualmente a função de co-diretor espiritual de Ordem Zen Peacemaker e atua como consultor da Ashoka Portugal no Programa “Agentes de Mudança inspirados pela fé”
Carlos Thandra Canto é um músico, compositor e musicoterapeuta português cujo trabalho flui em harmonia com a cura e a consciência. Pesquisador de Música Medicina e praticante do budismo, ele combina arte e espírito para criar experiências transformadoras. Através de cerimônias xamânicas, retiros de meditação e concertos imersivos, Carlos usa a Cura pelo Som para despertar a consciência, nutrir o equilíbrio e restaurar a harmonia da mente e do coração. Inspirada nas tradições xamânicas e na espiritualidade universal, sua música reflete a sabedoria da natureza e as vozes ancestrais, oferecendo um caminho para a conexão, a compaixão e a expansão do ser.
Autoridade Tradicional de Matriz Africana do Povo Jeje. Babalorixá no ilê Axé Oxalá Toromí e Xangô Agodô, Tamboreiro, Youtuber, Podcaster, Presidente Municipal do PDT AXÉ, Coordenador nacional de Articulação Politica do Fonsanpotma (Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana), Membro do movimento negro Ubuntu Ukama.
Pe. Gustavo André Haupenthal, após 9 anos de formação no seminário, formou-se padre em 2013. Desde 2022 é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no centro de Viamão.
Doutor em Ciência da Religião – Filosofia do Yoga UFJF – Mestre em Filosofia UnB – Engenheiro Civil UFRGS – Professor de Astrologia.
Estudou Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e História. Mestre em Desenvolvimento Social e em Educação, Arte e História da Cultura. Natural de Porto Alegre, RS, vive no estado de São Paulo há quase 40 anos. Vindo de uma matriz metodista-luterana-católica, é membro da Fé Bahá’í desde os 17 anos de idade, e dedicou a vida à defesa da afirmação de Bahá’u’lláh de que “A Terra é um só país, e os seres humanos, seus cidadãos”. Há cerca de 40 anos têm atuado em mais de 40 países nas três Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia, em processos e atividades pela unidade e fraternidade entre os povos e as religiões do mundo. É consultor em Desenvolvimento Humano e Social acreditado junto à Organização das Nações Unidas (ONU), e atuou nesta condição, ao longo das décadas, junto a universidades, escolas, empresas, e entidades governamentais e não-governamentais, sempre visando colaborar com a plenitude humana individual e coletiva. É Mestre em Desenvolvimento Social, e em Educação, Arte e História da Cultura, sendo professor em cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior, tendo atuado em locais como a Universidade de Harvard e o University College, em Londres. Tem várias obras publicadas e artigos disseminados na imprensa e em revistas especializadas.