Abertura

27/12 | Domingo

Ailton Krenak

Lama Padma Samten

Lia Diskin

May East

Luiz Gonzaga

Juarez Freitas

Leoberto Narciso Brancher

Carla Evelise Justino Hendges

Manhã | Início: 9h

09:00 | Abertura - Lama Padma Samten saúda os 21 anos do evento e os convidados

09:15 | Mesa de Abertura com os convidados:

Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários  centros de prática e retiros em todo o país.

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

Lia Diskin – Formada em Jornalismo com especialização em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, de Buenos Aires.

Realizou estudos sobre as Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia.

Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia.

Coordenadora das visitas de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil.

Detentora de inúmeras premiações, entre elas: o Prêmio por sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz recebido na comemoração dos 60 anos da UNESCO; o Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation, da Índia, por sua contribuição na promoção dos valores gandhianos; o Prêmio Trip Transformadores 2010.

Cofundadora da Associação Palas Athena.

Palestrante e criadora de inúmeros programas socioeducativos no Brasil e no exterior.

Editora de mais de 50 obras de autores consagrados, autora e coautora de uma dezena de livros, sendo os mais recentes: Vamos Ubuntar? Um Convite para Cultivar a Paz (UNESCO) e Cultura de Paz – Redes de Convivência (SENAC). Coordenadora do Comitê da Cultura de Paz, uma parceria Palas Athena e UNESCO.

Conselheira do Sarvodaya International Trust e membro do Conselho de Administração desde janeiro de 2012.

May East – Educadora e designer em sustentabilidade, fundou e capilarizou Gaia Education em 55 países nos mais diversos estágios de desenvolvimento.

Especialista na co-criação de projetos junto a comunidades tradicionais para o fortalecimento da sua resiliência climática.

Trabalha internacionalmente com agências intergovernamentais, setor privado e governos locais na criação de políticas para a implementação dos ODS.

Mestre em Planejamento Espacial, com especialização em reabilitação de vilas abandonadas. Escolhida Mulher da Década em Sustentabilidade em 2019.

Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, reconhecido internacionalmente. Pertence à etnia indígena crenaque.

Luiz Gonzaga de Souza Lima – cientista político mineiro e professor universitário.

Estudou psicologia na PUC-Minas e é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milão.

Lecionou Sociologia do Desenvolvimento e Política Internacional na mesma instituição, de 1974 a 1979.

Foi professor de Ciências Políticas e Política Internacional na PUC-Rio.

A partir de 1992 foi professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, ensinando Teoria Política e Política Internacional, aposentando-se da universidade em 2008.

Autor do Livro A refundação do Brasil – Rumo à sociedade biocentrada.

Tarde | Início: 14:30h

13:45 | "Brincos e Brincadeiras" - Atividade para crianças até 6 anos e família

Ângela Paim está na Escola Caminho do Meio desde 2011. Atuou na área administrativa e, desde 2012, é educadora na Educação Infantil, sempre ancorada pelas formações continuadas norteadas pelas cinco sabedorias e tutorias com  Lama Padma Santen, Luiz Felipe Villas-Boas e Carol Senna.

Josiane faz parte da equipe da Escola Caminho do Meio há 9 anos, estudando e aprofundando sua prática nas Cinco Sabedorias, sob a orientação do Lama Padma Samten. Atuou em acampamentos estudantis, intercâmbio e formações de lideranças estudantis.

14:30 | Mesa de Conversa: Justiça e Sustentabilidade

Juíza Federal, Solidariedade em Tempos de Crise

Professor titular da PUC – RS, autor do livro Sustentabilidade, direito ao futuro.

Leoberto Brancher, Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS
• Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa do TJRS;
• Professor de Justiça Restaurativa na Escola da Magistratura da AJURIS e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados;
• Membro do Comitê Gestor da Política Nacional de Justiça Restaurativa junto ao Conselho Nacional de Justiça.

16:30 | Drop Artístico: Poesia com Giovana Umbuzeiro

Sou poetisa. pratico yoga há 19 anos, empreendo a epifania livros há 9. estudo e experimento comunicação não-violenta, pedagogia freinet, linguística, inglês, francês, tupi-guarani, yoga, meditação e budismo. sou mãe: leo umbuzeiro freitas (2015) e caetano tavares valent (2009), sou filha: gisela de aragão umbuzeiro (1957) e dante ming valent (1955-2008), sou neta: justina ming (1923-1986) e giovanni valent (1923-1990), paulo vaynard umbuzeiro (1931-2013) e ilza de aragão umbuzeiro (1933), sou irmã: isabela umbuzeiro valent (1984), thaís gulim de carvalho (1986) e bianca gulim (1990). escrevo desde sempre: www.gigiumbuzeiro.tumblr.com.

Noite | Início: 19h

19:00 | Puja com Lama Padma Samten
20:00 | Drops Artísticos:

Ana Muniz quer que você se beneficie daquilo que naturalmente germina de seu interior e se espalha pela Terra. Música, arte, terapia.

Augusto André, conhecido por Guto Sol, atualmente residente do CEBB caminho do meio, é musico, compositor, performancista e estudante empírico de instrumentos ancestrais. Focado no didgeridoo e em seus potenciais musicoterápicos, desenvolveu técnicas de massagem vibracional através de frequências naturais.

Baterista​,Percussionista e arte educador​: Trilha sonora da peça “Qual a Diferença Entre o Charme e o Funk” Prêmio Açorianos de melhor trilha sonora de teatro, Espetáculo “Caminhos pelos Quais” de Ana Medeiros de dança (Butoh), Espetáculo Solo Fértil, “canção para o povo em pé” e do espetáculo “O sentido se sente com o corpo” de Coletivo Âmago,Prêmio Açorianos de melhor trilha em dança . Atua nas aulas e workshops da bailarina e professora Roberta Campos. Músico da banda Chimarruts e MOIO (música instrumental).

Estudante de música desde os 12 anos de idade, iniciando os estudos no projeto Prelúdio da UFRGS. Capoeirista, ritmista desde 14. A base rítmica dessa interação cultural serviu de base para o desenvolvimento das habilidades musicais. Desde 2010 começou a compor versos inspirados em mergulhos meditativos e contemplativos, tendo o Darma do Buda e a vida como ela é como inspiração, abrindo assim as portas da criação musical.

Carol Senna é educadora,  compositora. Atua como tutora na Escola Caminho do Meio, integra o coletivo de mulheres mães e crianças brincantes Toque de Comadre e também o grupo Luzeirim.

Diego Gheno é educador, instrumentista e um pesquisador e entusiasta das infâncias e sua conexão com espiritualidade. Atua na ludoteca Pulo do Gato. Integra junto com Carol o grupo musical brincante Luzeirim.

Licenciada em Ciências Sociais e Mestre em Educação, escreve e pesquisa literatura. Produtora cultural e editora do selo Hortélias.

Possui 4 livros publicados e participações em  antologias de contos. 

Aluna do Lama Padma Samten, reside no Cebb Caminho do Meio.

Amanda Senna | Pernambucana, cordelista, bonequeira, pesquisadora e brincante da cultura popular brasileira e da cultura da infância. Formada em Artes Plásticas pela UFPE, formada Educadora Brincante pelo Instituto Brincantes em SP. Atualmente mora em Viamão-RS e trabalha na Escola Caminho do Meio.  Premiada pela Funarte – Programa Interações Estéticas – em 2008, quando realizou o projeto Movimento e Voz em Cordel, integrando as linguagens do teatro de mamulengo e a literatura de cordel e recentemente recebeu Prêmio de Dramaturgia 2018 também pela Funarte/MINC. Integrante do Grupo Toque de Comadre, Luzeirim e criadora do projeto Gente Grande Também Brinca.

Artista e ceramista. No seu trabalho busca relação com a natureza, ancestralidade e meditação. Vive e desenvolve seu trabalho em seu atelier junto ao CEBB Caminho do Meio em Viamão-RS.

Músico há 20 anos, atua como educador musical, compositor de músicas infantis e trilhas para teatro. É integrante do Grupo MÚ e da peça teatral BR-trans.

Programação

Abertura

27/Dezembro
- Domingo -

Saúde

28/Dezembro
- Segunda -

Educação

29/Dezembro
- Terça -

Meio ambiente

30/Dezembro
- Quarta -

Inter-religioso

31/Dezembro
- Quinta -

Encerramento

01/Janeiro
- Sexta -