Inter-Religioso

31/12, quinta

Lama Padma Samten

Marcelo Barros

Babá Phil

Bispo Humberto

Frei Longarez

Jean Tetsuji

Jorge Koho

Jose Eishin Fonseca

Pastor Vando

Ricardo Lindermann

Swami Krishna Pri Ananda Saraswati

Álvaro Doéthiro Tukano

Emilia Kohlman Rabbani

Ivana Warwick

Ana Cláudia Laurindo

Baba Diba de Iyemonja

Goddman Andrade Santos

Kitanji Muzenza de Zazi

Monge Yakusan

Solange Pereira da Rosa

Westei Conde

Manhã | Início: 9:00h

09:00 | Diálogo Inter-Religioso

Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários  centros de prática e retiros em todo o país.

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

Autoridade Tradicional de Matriz Africana do Povo Jeje. Babalorixá no ilê Axé Oxalá Toromí e Xangô Agodô, Tamboreiro, Youtuber, Podcaster, Presidente Municipal do PDT AXÉ, Coordenador nacional de Articulação Politica do Fonsanpotma (Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana), Membro do movimento negro Ubuntu Ukama.

Bispo da IEAB – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Diocese Meridional.

Baha’i de Recife, professora e Livre docente da Universidade de Pernambuco (UPE)

Frei José Orlando Longarez [OFMCap] é Franciscano capuchinho com 50 anos de vida religiosa, responsável pela animação da OFS, Ordem Franciscana Secular, do estado de São Paulo.

Mulher trans, profissional de TI e pastora da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo. Estudante diletante de teologia inclusiva e militante dos direitos das pessoas trans.

Ministro do Dharma pela Ordem Shin Otani Higashi Honganji do templo Nambei Honganji de São Paulo. Co-fundador da Rainbow Sangha (A Comunidade Budista Arco-Íris).

Monástico Soto Zen ordenado em 2008 por Coen Roshi. Shusso no Japão por Kuroda Roshi, Sensei no Zen Peacemakers por Barbara Angyo Wegmuller Roshi (Suíça) e Genro Grover Roshi (USA) Participou pela 1a. vez no Retiro de Auschwitz em 2012. Atualmente, participa como oficiante budista, facilitador de Council e membro do Staff.

José Fonseca (nome de Darma Daien Eishi)  é professor de Zen Budismo no Via Zen de Porto Alegre. Jornalista, primeiro editor da Revista Bodisatva.

Monge beneditino, teólogo, escritor e assessor das CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base)

Pastor da Igreja Batista da Alegria (Maceió/AL), jornalista e teologia batista, coordeno na favela onde temos a igreja uma ONG chamada Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares, temos também uma parceria com Central Única das Favela (CUFA-Alagoas) e estou na coordenação do Fórum de Dialogos Inter-religioso de Alagoas.

Bispo da Igreja Católica Liberal, ex-Presidente da Sociedade Teosófica no Brasil, Doutorando em Ciência da Religião pela UFJF, Mestre em Filosofia pela UnB, Presidente do Sindicato dos Astrólogos de Brasília (SINABRA).

Neto de imigrantes Norueguês e Italiano Sefardita, nascido em Porto Alegre(RS). Possui Licenciatura plena e Bacharelado em Filosofia, Sociologia, Psicologia e História – PUCRS com Especialização em Ética e História da Ética. Psicopedagogo, com formação profissional em Psicopedagogia Clínica e Institucional – PUCRS. Ingressou na ordem de Sanyasa no ano de 2004 (Smarta Sampradaya), assumindo a presidência da International Gita Society, Divisão Brasil e América Latina. Dedica-se ao estudo e tradução de textos do Advaita-Vedanta no Ashram onde reside em Porto Alegre, RS.

Álvaro Tukano (São Gabriel da Cachoeira – AM, 1953) é um dos principais nomes da resistência indígena nas últimas quatro décadas, tendo como base o Alto do Rio Negro. Foi um dos idealizadores do projeto Séculos Indígenas no Brasil e ex-diretor do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. Publica em junho/21 a reunião de seus textos e ensaios pela editora Azougue como parte da coleção Tembetá, voltada para os grandes pensadores indígenas do país.

Tarde | Início: 14:00h

14:00 | Mesa de Conversa: Diálogos, Democracia e o Estado Laico

Cientista Social, escritora, feminista e palestrante espírita. Integrante do Fórum Inter-Religioso de Alagoas.

Babalorixa da Comunidade Terreiro Ile Ase Iyemonja Omi Olodo, Sanitarista,  Coordenador Nacional da Renafro Saude – Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e saude, Presidente do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul e Ativista Social no Combate ao Racismo e Racismo Religioso

Autoridade Tradicional de Matriz Africana do Povo Jeje. Babalorixá no ilê Axé Oxalá Toromí e Xangô Agodô, Tamboreiro, Youtuber, Podcaster, Presidente Municipal do PDT AXÉ, Coordenador nacional de Articulação Politica do Fonsanpotma (Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana), Membro do movimento negro Ubuntu Ukama.

Promotor de Justiça no Recife, com atuação na promoção e defesa dos direitos humanos e membro do Fórum Diálogos da Diversidade Religiosa de Pernambuco.

15:30 | Mesa de Conversa: Ações Positivas em Favor da Diversidade e da Segurança Alimentar

Coordenador da Pastoral da Diversidade Anglicanxs, membro da Catedral da Santíssima Trindade da Igreja Episcopal Anglicana Brasileira. Mestre em Direito, Professor e Advogado.

Mulher trans, profissional de TI e pastora da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo. Estudante diletante de teologia inclusiva e militante dos direitos das pessoas trans.

Ministro do Dharma pela Ordem Shin Otani Higashi Honganji do templo Nambei Honganji de São Paulo. Co-fundador da Rainbow Sangha (A Comunidade Budista Arco-Íris).

Dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Povo Bantu. Reside em Pelotas e cursa Biologia. É gestora financeira e está Coordenadora Administrativa do Fonsanpotma (Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana)

Monge da Ordem Sōtō Zen do budismo japonês, discípulo da Monja Coen. Médico de Família e Comunidade, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde. Professor da Escola de Medicina da PUCRS e do Departamento de Saúde Coletiva da UFCSPA. Membro dos Grupos de Trabalho de Espiritualidade e Saúde e Sexualidade, Gênero, Diversidade e Direitos da SBMFC, representante do budismo no Diálogo Interreligioso de Porto Alegre, cofundador da Rainbow Sangha Brasil – grupo de representação LGBTQIA+ dentro do budismo.

Mulher negra, gaúcha. Assistente Contábil. Coordenadora da Pastoral do Abraço Negro da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Noite | Início: 19h

19:00 | Puja com Lama Padma Samten

23:30 | Acumulação da Prece de Sete Linhas

Programação

Abertura

27/Dezembro
- Domingo -

Saúde

28/Dezembro
- Segunda -

Educação

29/Dezembro
- Terça -

Meio ambiente

30/Dezembro
- Quarta -

Inter-religioso

31/Dezembro
- Quinta -

Encerramento

01/Janeiro
- Sexta -