Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.
Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários centros de prática e retiros em todo o país.
Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.
Agricultor e pesquisador suiço, mora no Brasil há 40 anos. Fundador da Agricultura Sintrópica, que já é considerada uma “agricultura do futuro” e que dá resposta à grave questão da escassez de água, já que este tipo de agricultura não só mantém uma floresta saudável e viva, como também retém água nos solos, nas raízes das árvores e plantas, regenera os solos e aumenta a pluviosidade dos locais onde este tipo de agricultura é aplicada. Podemos dizer que a agricultura sintrópica repõe o estado natural do território.
Quilombola, de Matriz Africana, Administradora, Especialista em Gestão Estratégica Pública (UNICAMP/INGÁ), é poeta, escritora, membro do Núcleo de Mulheres Quilombolas da Bacia e Vale do Iguape – Marias Filipas em Cachoeira – BA.
Ousmane é membro fundador da Rede Global de Ecovilas para a África Ocidental e da REDES (Réseau pour l’émergence des écovillages au Sahel)
Docente do IFRS – Campus Viamão, onde coordena o setor de Extensão e o Programa EcoViamão.
Como viabilizar a construção da resiliência em rede, buscando entender como a cooperação e a organização podem contribuir no enfrentamento das grandes crises que vivemos.