Saúde

28/12, segunda

Laura Uplinger

Prof. Dr. Ricardo Monezi

Dr. Eugenio Scannavino Netto

Angela Mattos

Carla Machado

Dr. Braúlio Zorzella

Dra. Paula Villela

Manhã | Início: 9:15h

09:15 | Exibição do Vídeo Institucional do Projeto Semente Amarela - saúde e acolhimento da concepção à primeira infância.

09:30 | Mesa de Conversa: Saúde como instrumento de transformação social

Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários  centros de prática e retiros em todo o país.

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

Médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), com residência em Doenças Tropicais Infectologia).

Criador e coordenador do Projeto Saúde e Alegria (www.saudeealegria.org.br) que desde 1987, com mais de 150 comunidades extrativistas (30.000 ha) na Amazônia em Santarém/PA, com programas de Saúde, Educação, Cultura, Infância e Juventude, inclusão digital, Economia da Floresta, Meio Ambiente e Pesquisa Participativa.

Fundador do GTA (Grupo de Trabalho Amazônico), que reuniu 650 entidades de povos tradicionais da Amazônia.

Autor e Diretor da exposição Amazônia Brasil realizada entre 2002/2008 em SP, Rio de Janeiro, Paris, Lausanne, NY, Tokio, Changai, somando mais de 700mil visitantes.

Autor do Livro Amazônia Brasil (2008)

Consultorias em Educação Ambiental e Comunitária , Desenvolvimento social integrado e participativo e Saúde Comunitária para programas de responsabilidade ou compensação socioambiental empresarial e de cooperação já realizadas no Brasil, Venezuela, Índia e Filipinas entre outros.

-Felow Ashoka, Lider Avina
-Prêmio Pioneiro do Século 21 – 2000 Word Media
-Prêmio Empreendedor Social 2005 Folha de São Paulo/Fundação Schwab
-Listado como “Anjos do Planeta” pela Fundação Príncipe Albert de Mônaco
– Prêmio Visionaris – Banco UBS 2015
– Premio Empreendedor contra a Covid – Folha de São Paulo/Schwab 2020

Vice presidente da ANEP Brasil, educadora no âmbito da concepção consciente, da paternidade e da maternidade pré e perinatal. Se dedica a promover a relevância da vida interior da gestante na qualidade da formação de seu bebê. Formada em psicologia desde 1970, palestrante internacional . Nestes últimos 40 anos, vem transmitindo a casais grávidos, profissionais de saúde e autoridades públicas a importância da vida pré e perinatal. Ela destaca três necessidades básicas para as gestantes: boa nutrição, alegria e sentir-se inspirada, rodeada de beleza. Educadora voluntária no “Centro Gestacional – Harmonia para a Vida” em São Sebastião – SP Centro que pertence ao SUS.

Site da ANEP Brasil: anepbrasil.org.br

Pós-Doutorado em Saúde Coletiva e Doutorado em Ciências pelo Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde leciona em cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização).
Mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde leciona as disciplinas de “Bases Fisiológicas do Comportamento” e “Neurologia” para o curso de Psicologia, e é pesquisador do grupo “Interfaces psicobiológicas do desenvolvimento humano”.

Pesquisador do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em saúde (LAPICS) da Universidade Federal de Santa Maria, RS (UFSM-RS).

Tem experiência nas áreas de docência e pesquisa em Fisiologia do Comportamento , Neurociências e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

11:30 | Drop Artístico: Cantora Monalise

Monalise é psicóloga, cantora e compositora. Integra o Bloco Mulheres de Chico, como vocalista, há nove anos.
Dá aulas de canto e musicalização infantil, tendo grande experiência com crianças especiais .
Se prepara para gravar seu primeiro disco, a ser lançado no primeiro semestre de 2021.

Tarde | Início: 14:00h

14:00 | "Ventanias - histórias do ar" - Para crianças de 4 a 10 anos.

Vanessa Cristina Francisco | Mãe do Antônio de 7 anos. Paulista, pedagoga e educadora há 17 anos com atuação em escolas públicas e particulares na educação infantil e ensino fundamental. Dançarina desde a infância e formada Educadora Brincante pelo Instituto Brincante de São Paulo. Integrante do Grupo Toque de Comadre coletivo de mulheres, mães, brincantes inspiradas nas manifestações da cultura popular. Atual coordenadora pedagógica da Escola Caminho do Meio contribuindo com a formulação e aplicação da proposta pedagógica original da instituição e aluna do Lama Padma Samten há 15 anos.

14:45 | Exibição do teaser do filme: Gestação e civilização da Anep Brasil

15:00 | Mesa de Conversa: Ações Saudáveis do Nascimento e da Morte

Empreendedora Social, Jornalista, Técnica em Enfermagem, Educadora Perinatal. Formada em:
Educação Pré-natal pela ANEP Brasil – Associação Nacional de Educação Pré-natal. Em Parto Ativo – Active Birth Centre- Janet Balaskas – Londres, em Ecologia do parto e nascimento pelo Primal Health Research do Michel Odent – Londres, Multiplicadora da CIV – Ciência do Início da Vida desde 2010, Doula pela – Ando – Associação Nacional de Doulas e, pelo GAMA Grupo de Assistência à Maternidade Ativa – SP.

Estudante do budismo desde 2000 , decidiu no final de 2015 mudar-se do Rio de Janeiro para viver na Aldeia Cebb de Alto Paraíso e desde então , junto ao Instituto Caminho do Meio AP , atua no Conselho Municipal de Saúde, Voluntária do Núcleo de práticas integrativas no SUS – NUPICS e Uma das idealizadoras do Projeto PARTO DELAS aprovado em 2020, como política pública, no município de Ipameri – GO.

Desde 2016 , Coordenou o Programa Meninas de Luz, junto a Secretaria da Rede de Proteção Social e Organização das voluntárias de Goiás – OVG – que acolhe gestantes e mães em vulnerabilidade .
Em 2020, idealizou o Projeto Semente Amarela, para ampliar o serviço , aos pais , crianças, adolescentes e famílias do Município Alto Paraíso de Goiás e entorno.

Site do Semente Amarela: sementeamarela.com
Site do ICMAP: icmap.com.br

Fundadora e presidente da ANEP Brasil, psicoterapeuta Reichiana e Transpessoal. Formada em Gestalt, Constelação Familiar e Anathèoresis. Astróloga e Terapeuta Floral, facilitadora do processo “Mulheres : Reinventando a Vida”. Vice Presidente da OMAEP (Organização Mundial das Associações para Educação Pré-natal). Educadora voluntária no “Centro Gestacional – Harmonia para a Vida” em São Sebastião – SP Centro que pertence ao SUS.

Médico Ginecologista e Obstetra, CRM 107.775/SP, TEGO 131/05, RQE 74.082. Graduação e Especialização pela UNESP, Universidade Estadual Paulista/Botucatu-SP. Ex coordenador de 3 Maternidades do SUS, médico de UBS e maternidades públicas por 8 anos.

Atualmente no setor privado em consultório particular com equipe de pré-natal e parto, em São Paulo capital. Representante da ReHuNa (Rede de Humanização do Parto e Nascimento)
@rehunabrasil. Fundador do Projeto Obstare, curso de capacitação/atualização obstétrica para profissionais da saúde
@projetoobstare.

Fundador da Programa de Planejamento do Parto, empresa com a finalidade de cursos online para preparação para o parto pra gestantes e profissionais não médicos

“Descobri no parto e nas causas humanistas uma grande paixão! Atuo como médico obstetra e ativista em prol da Humanização do Parto e Nascimento no Brasil”

@brauliozorzella_obstetra.

Médica formada pela Faculdade Souza Marques no Rio de Janeiro, Pós-graduada em Cardiologia pela Beneficência Portuguesa de São Paulo e Geriatria/Gerontologia pelo Centro de estudos do Hospital Pró-Cardíaco no Rio de Janeiro. Há 24 anos trabalha com prevenção de doenças, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Em 2019 facilitou grupos de meditação na clinica privada para adultos e na Associação Basquete Cruzada para adolescentes. Junto com uma equipe multidisciplinar começou o projeto “Memória Café’, uma roda de conversa sobre os diversos aspectos da Demência , com cuidadores de idosos.

Atualmente está cursando a pós-graduação em “Gestão emocional nas organizações” pelo instituto de ensino do Hospital Albert Einstein de São Paulo. É aluna do Lama Padma Samten há nove anos.

16:30 | Drop Artístico: Ukulele e Pandeiro, Mônica Leme e Flávia Costa

Conheça o projeto Ukulele Pandeiro! O duo carioca formado por Flavia Costa (pandeiro) e Monica Leme (ukulele), fala um pouco do projeto de ensino online que ganhou as mídias sociais (Instagram, YouTube e Facebook) durante a pandemia e oferece um mini show com canções super alto astral!

17:00 | Drop Artístico: MPB, Renan Andrade

Nasceu na cidade de São José dos Campos, interior de SP.

Iniciou sua formação musical no período de 2007 a 2009, em que fez parte do Coral Jovem Sinfônico de São José dos Campos.

Em 2013 iniciou sua carreira solo como cantor, se apresentando em bares e festas. A partir daí passou a ter muitas influências do Rock Nacional e MPB como Cazuza, Frejat, Lenine, Marina Lima, Djavan, Nando Reis, entre outros.

Compositor desde a adolescência, já escreveu diversas canções que falam da vida cotidiana – amor, a vida, morte, sonhos, o universo, tristezas e alegrias e espiritualidade.

Seu trabalho pode ser acompanhado em seu site: http://renanandrade.com

Noite | Início: 19h

19:00 | Puja com Lama Padma Samten

20:00 | Drop Artístico: Ricardo Romão (ator e palhaço)

Mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar
Ator, Palhaço, Músico, Pernalta.

20:30 | Workshop: Cultivando o Florescimento, Daniela Artico

Pós graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Albert Einstein e também em Gestão Emocional nas Organizações, pela mesma instituição. 

Professora de Cultivating Emocional Balance (CEB) 

Extensão Universitária em aplicação da Espiritualidade na Promoção da Saúde 

Mestre Reiki  

Advogada

– em 1999 fundou com um grupo de mestres Reiki a ONG “Renascendo Através do Reiki”, que tinha como objeto divulgar o Reiki através de formações de cursos e fomentar trabalhos de voluntariado com reiki.

– em 2017 implantou o primeiro serviço de Medicina Integrativa em Planos de Saúde no Brasil, ofertando aos clientes do plano de saúde NOSSA SAÚDE, em Curitiba – PR, práticas de meditação, reiki e constelação familiar no conceito de medicina integrativa.

– premiada no III Congresso de Medicina Integrativa e II Congresso de Oncologia Integrativa do Hospital Albert Einstein com o trabalho “Medicina Integrativa em Planos de Saúde”, demonstrando os indicadores que comprovaram a significativa redução de ida ao Pronto Atendimento por sintomas de ansiedade dos pacientes que participam das práticas integrativas.  

– em 2019 implantou um Projeto para divulgar para leigos as Quatro Qualidades do Coração, com a criação de dois bonecos, GIGI e SOLITO, que são dois girassóis que buscam a Luz no coração das pessoas, e diariamente participam de uma dinâmica de troca entre os colegas de trabalho. Todos os funcionários da empresa (cerca de 350) foram sensibilizados com a meditação das Quatro Qualidades do Coração, e passaram a cultivar essas qualidades no ambiente diário de convívio. Em 2.020 o Projeto se transformou em um gibi e passou a ser divulgado externamente para os seteakholders da empresa.

Programação

Abertura

27/Dezembro
- Domingo -

Saúde

28/Dezembro
- Segunda -

Educação

29/Dezembro
- Terça -

Meio ambiente

30/Dezembro
- Quarta -

Inter-religioso

31/Dezembro
- Quinta -

Encerramento

01/Janeiro
- Sexta -