28/12 | Quarta

Visão de Mundo

Como cultivar a visão aberta em tempos de reconstrução?

Manhã | 09h às 12h

Mesa de Abertura com os convidados

Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários  centros de prática e retiros em todo o país.

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

Olga Curado, goiana, escritora e jornalista. Atuou na grande imprensa – O Estado de S Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e Rede Globo de televisão, no Brasil e no exterior. Atualmente é colunista de política do portal UOL. Escreveu mais de uma dezena de livros: contos, poesia e literatura infantil, comunicação e comportamento – entre eles Viver sem Crise – com reflexões que servem para o momento atual. Desde 2001 atua no aconselhamento e desenvolvimento de lideranças empresariais e políticas e na gestão de crises de reputação baseando-se em metodologia inspirada na leitura do Baghavad Gita, exposta no livro A imagem revelada. Desenvolveu um método de aprimoramento da comunicação interpessoal fundamentado
na arte marcial Aikido, que pratica há mais de 20 anos, detendo a faixa preta – Yodan, quarto grau. No seu livro mais recente: Uma jornada mágica, o poder secreto do Aikidô explora como a aceitação do mistério da vida pode nos levar a autodescoberta e a redesenhar o nosso destino.

www.olgacurado.com.br

Letícia Cesarino é antropóloga, professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha no campo dos estudos sociais da ciência & tecnologia e antropologia digital, e lançou recentemente pela Editora UBU o livro O Mundo do Avesso: Verdade e Política na Era Digital.

Nos anos 80 trabalhou como cientista social no Banco Mundial. De 87-90f foi Secretário de Estado no RS (gov Pedro Simon). Entre 1997 e 2000 foi presidente da Agência de Desenvolvimento Pólo RS, responsável por atração de investimentos diretos. Em 2000, criou a GoDigital, empresa de inteligência artificial e data science que, em dez anos, tornou-se líder de mercado que até ser adquirida 2011 pela americana Acxiom. Em 2012 fundou a Paradoxa, um veículo para apoiar empreendedores de tecnologia capazes de gerar tração no Brasil e atratividade internacional. Atualmente produz o SpinCast, um podcast de ciência e comportamento e coordena o Derrubando Muros, um grupo ativistas, cientistas e empresários que propõe uma Agenda para o Brasil.

Mãe adotiva, cuidadora de cães e gatos, aspirante a praticante budista, estudante de psicologia e de diversas áreas da espiritualidade, juíza federal membro da AJD (Associação Juízes para a Democracia), representante brasileira no COPAJU (Comitê Panamericano de Juízas e Juízes para os Direitos Sociais e a Doutrina Franciscana), defensora dos Direitos da Natureza e dos Povos Indígenas.

Luiz Gonzaga de Souza Lima – cientista político mineiro e professor universitário. Estudou psicologia na PUC-Minas e é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milão. Lecionou Sociologia do Desenvolvimento e Política Internacional na mesma instituição, de 1974 a 1979. Foi professor de Ciências Políticas e Política Internacional na PUC-Rio. A partir de 1992 foi professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, ensinando Teoria Política e Política Internacional, aposentando-se da universidade em 2008. Autor do Livro A refundação do Brasil – Rumo à sociedade biocentrada.

Tarde | 15h às 17h

Conversa Apreciativa

A tarde, iremos nos dividir em pequenos grupos e conversar de forma apreciativa sobre os temas trazidos pelos painelistas na parte da manhã, contemplando de que forma esses temas impactam na realidade local de cada participante.

Noite | 19h

19:00 | Puja com Lama Padma Samten
20:00 | Noite de Biodança com Amanda Lautert (apenas presencial, não será transmitido)