Espiritualidade e Cultura de Paz

2022-2023 | 23ª edição
De 27 de dezembro a 01º de janeiro

29/12 | Quinta

Culturas regenerativas

Utopias ou possibilidades?

Manhã | 09h às 12h

Mesa de Conversa com os convidados

Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários  centros de prática e retiros em todo o país.

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

Consultora organizacional | Facilitadora em complexidade especialista em evolução de grupos | Designer de Aprendizagem | Designer para culturas regenerativas | Terapeuta Sistêmica

Ousmane é membro fundador da Rede Global de Ecovilas para a África Ocidental e da REDES (Réseau pour l’émergence des écovillages au Sahel)

Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Rural, integrante da Rede Brasileira de Pesquisas em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – Rede PENSSAN e integrante da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Tarde | 15h às 17h

Mesa de Conversa com os convidados

Jose Cirilo Pires Morinico
Verá Xondaro, Cacique geral do povo Mbya Guarani no Rio Grande do Sul.

Emiliano Maldonado é professor substituto de Direito Socioambiental do IFRS- Campus Viamão. Pesquisador do  IPDMS e Advogado da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP). Doutor em Direito, Política e Sociedade no PPGD/UFSC. Membro da Coordenação e da Frente Jurídica do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul e coordenador do projetos socioambientais do Instituto Preservar.

ENGº AGRÔNOMO, MSc. e DR. EM SOLOS (UFSM-RS)
DOCENTE DO IFRS – CAMPUS DE VIAMÃO/RS Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Trabalhei na UNIJUÍ (IJUÍ), EMATER-RS (SILVEIRA MARTINS, SANTA MARIA E SÃO MARTINHO DA SERRA), SECRETARIA DA AGRICULTURA/RS (PORTO ALEGRE) E INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (ALEGRETE). Atualmente, no IFRS CAMPUS DE VIAMÃO como Coordenador de Extensão e programa Ecoviamão

Artesã e fundadora da Casa da Sopa no Jardim Castelinho, em Viamão, Dionísia Machado nasceu em Triunfo, no Rio Grande do Sul. Como trabalhadora rural, mulher e mãe, a invisibilização da violência doméstica no campo a empurrou para as ruas da capital e para o alcoolismo. A partir daí, narra os acontecimentos, os encontros potentes e suas transformações pessoais, passando pelo aprendizado das artes manuais e a decisão de fazer uma sopa diariamente para as crianças da periferia onde fixou morada. Por não ter gozado do direito de entrar em uma escola, Dionísia não se alfabetizou, mas hoje tomou a decisão de alfabetizar-se partir da leitura de sua história registrada em próprio livro.

Tarde | Início: 17h

Dança Semente
Com Roberta Campos e Duda Cunha

(ao ar livre, não será transmitido)

Noite | Início: 19h

19:00 | Puja com Lama Padma Samten
20:00 | Drops Artísticos

Músicas Utopias e Possibilidades