Comunidades Transformadoras

Encontro, Escuta e Partilha

2024-2025 | 25ª edição
De 27 de dezembro a 01º de janeiro

28/12 | Sábado

Meio Ambiente

Como adiar o fim do mundo?

Manhã | 5h30 às 7h45

5:30 | Meditação silenciosa e Puja

7:00 | Atividade especial: Meditação conduzida com Lama Samten

Manhã | 09h às 12h

Mesa de abertura com os convidados

no templo (presencial e online)

Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários  centros de prática e retiros em todo o país.

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

Formada em administração de Empresas, com especialização em agronegócios.
Ingressou na Conab por concurso em 2007 onde atuou em várias áreas com ênfase nas políticas públicas.
Em março 2023 foi nomeada superintendente da regional do RS

Pioneiro na produção de arroz orgânico, no Assentamento Filhos do Sepé, em Viamão.

Ex-Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Claudio Fioreze nasceu em Colorado-RS e fez Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), onde também realizou seu Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Ciência do Solo, também pela mesma UFSM. 

MAY EAST é urbanista internacional, designer de projetos regenerativos, autora, pop star dos anos 80, co-fundadora de instituições globais de sucesso, educadora, reconhecida Mulher da Década em Sustentabilidade e Liderança pelo Women Economic Forum, mãe, mulher, world worker são tantas as faces de May East quantos os
movimentos socio-musico-ambientais que ela contribui em seu percurso.

Não puderam comparecer:

Potira V. Preiss é bióloga, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural. Atualmente é professora visitante na área de Agroecologia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Restinga. Atuou como pesquisadora Pós-Doc no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, de 02/2023 a 07/2024) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, de 02/2019 a 02/2023). Atua em pesquisa, ensino e extensão com equipes multidisciplinares em temáticas relacionadas a sistemas alimentares sustentáveis, segurança e soberania alimentar, relações produção-consumo, mercados da agricultura familiar e desenvolvimento regional. Possui experiência profissional com instituições governamentais, privadas e não governamentais de atuação internacional e nacional. Foi a Coordenadora Executiva da III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada – AgUrb. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) e membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PenSSAN). Atuou como Conselheira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (CONSEA – RS, de 12/2019 – 12/2023) e é integrante da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Tarde | 14h às 17h

Oficinas ligadas ao meio ambiente

Há oficinas que serão simultâneas, de modo que é necessário optar por qual atender.

nos prédios da Escola (presencial)

Oficina de ninhos provisórios para abelhas nativas. Nesta oficina iremos conhecer um pouco mais sobre o universo das abelhas nativas do Brasil e também iremos aprender a fazer ninhos provisórios para acolher estes seres. Conheceremos as espécies que ocorrem em nossa região, suas características e a relação destes seres para a manutenção da biodiversidade do planeta.

Facilitador: João Marcelo Kassar Ismael

Educador ambiental e facilitador da ação Enxameia: abelhas nativas do Brasil. Aluno do Lama Padma Samten.

Oficina de brinquedos infantis com madeira.

Facilitador: Seu Válter trabalha há muitos anos com marcenaria e é inclusive responsável por uma parte do altar do templo do Caminho do Meio.

O bordado pode ser visto como uma arte contemplativa na qual em cada ponto dado é experienciado o momento presente e a atenção plena. Nesta oficina o participante é convidado a criar seu próprio bordado a partir de um elemento da natureza, no caso uma folha.

Facilitadoras:
Regina Dresler
Aluna do Lama Padma Samten e moradora do Cebb Caminho do Meio desde 2002.

Karen Heinrichs
Realiza bordados há mais de 20 anos, na época da pandemia retornou com os bordados como prática artística e contemplativa. Moradora do CEBB. Médica acupunturista, ginecologista e homeopata.

Nesta oficina iremos vivenciar o manejo da horta implementada no Sistema Agroflorestal (SAF) na Aldeia CEBB, da preparação de canteiros ao plantio de mudas, tirar dúvidas e realizarmos a prática contemplativa com as mãos na terra.

Facilitadora: Laura Neis
Educadora ambiental, foi prof de horta em escolas de Porto Alegre e Montenegro. Atuou na comunicação das Feiras Ecologicas de Porto Alegre de 2014 a 2019, fundadora da Mútua – Rede de Reciprocidade e atualmente é gestora do Time de Comunidade na APOIA.se, plataforma de financiamento coletivo.
Aluna do Lama Padma Samten desde 2011.

Noite | 19h

19:00 | Puja

20:00 | Sitar Indiano