Dia dedicado às discussões sobre saúde e sociedade
Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.
Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários centros de prática e retiros em todo o país.
Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.
Olga Curado, goiana, escritora, jornalista e aikidoista. Atuou por mais de duas décadas na grande imprensa – O Estado de S Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e Rede Globo de televisão, no Brasil e no exterior. E como colunista de política do portal UOL.
Escreveu mais de uma dezena de livros: ficção, poesia e literatura infantil, comunicação e comportamento. É consultora para desenvolvimento da comunicação pública de lideranças políticas e empresariais. Utiliza metodologia fundamentada na arte marcial Aikido da qual é praticante há mais de 20 anos.
Em breve.
Em breve.
Em breve.
Vanessa Cristina Francisco é paulista, pedagoga e educadora, atuando há 22 anos em escolas públicas e particulares, na educação infantil e ensino fundamental. Dançarina desde a infância e Educadora Brincante, formada pelo Instituto Brincante de São Paulo. É integrante do Grupo Toque de Comadre, coletivo de mulheres, mães e brincantes inspiradas nas manifestações da cultura popular.
Atuou na Escola Caminho do Meio como professora e também na coordenação pedagógica, contribuindo para as formações da equipe nos últimos 12 anos. É aluna do Lama Padma Samten há 18 anos, participando de retiros e recebendo instruções de meditação e ensinamentos budistas. Iniciou a sanga kids do CEBB São Paulo em 2008, oferecendo às crianças práticas de meditação a partir do que faz sentido para elas.
Acredita nas práticas que integram corpo, mente e coração para atuar no mundo de forma benéfica e revolucionária. É comprometida com sua auto educação, entendendo que aprendizagem é postura aberta e em movimento. Mora no CEBB Caminho do Meio com seu filho Antônio e com a família de sanga.
Em breve.
Mulher anarcoecofeminista amadurecida pelas suas 60 voltas ao sol, mãe de Ana e Sebastian, avó da Ana Flor. Educadora de Infância e Alfabetizadora de crianças e Eja nas redes pública estadual(RS) e municipal de Porto Alegre(RS). Ecopedagoga, ecologista e educadora socioambiental de base comunitária na periferia. Estudiosa da obra de Paulo Freire, com ênfase em Freire e as Infâncias. Organizadora e Cocriadora do Abecedário Freireano das Infâncias. Mestra e Doutora em Educação, com pesquisas e estudos pedagógicos, filosóficos e bioculturais sobre Autopoiese, Autonomia, Bioantropo(i)ética e a Potência Humana das Crianças. Pesquisadora orgânica, livre e autônoma de estudos em Conexão Profunda Criança-Natureza e Pedagogias da Potência, com base em Abya Yala e contracolonizações. Orientadora cientīfica ecopedagógica da Madre Tierra Comunidade Aprendente.
Facilitadora: Em Breve.
Facilitador: Leoberto Brancher
Durante a oficina vamos aprender a fazer esferas ocas de argila. A produção será acompanhada de práticas curtas de meditação em relação ao que se está produzindo com as mãos.
As esferas produzidas durante a oficina serão queimadas posteriormente para que se tornem cerâmica, com isso teremos contas de cerâmica para uma futura montagem coletiva e participativa de um Mala de grandes dimensões.
Facilitadora: Mariana Wartchow
Mariana Wartchow, é artista e ceramista, mestranda em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, integrante do grupo de pesquisa CNPq Poéticas da Participação, licenciada em Artes Visuais pela UFRGS. Em seu trabalho aborda a relação entre arte, vida, espiritualidade e natureza, buscando criar obras favoráveis para a contemplação no cotidiano. Aluna do Lama Padma Samten desde 2008 e da Lama Tsultrim Allione desde 2021.