Comunidades Transformadoras

Encontro, Escuta e Partilha

2024-2025 | 25ª edição
De 27 de dezembro a 01º de janeiro

31/12 | Terça-feira

Inter Religioso

O que a espiritualidade tem a nos ensinar sobre esses tempos desafiadores?

As encruzilhadas e precipícios são sempre realidades de cada tempo. Nos tempos atuais temos muitos desses desafios e incertezas. Onde colocar nossos esforços para a construção de mundos melhores? Como dirigir nossas vidas nesses tempos? Cada palestrante trará suas próprias visões de mundo e apontará meios hábeis para aproveitarmos os presentes desafios e oportunidades.

Manhã | 5h30 às 7h45

5:30 | Meditação silenciosa e Puja

7:00 | Atividade especial: Meditação conduzida com Lama Samten

Manhã | 09h às 12h

Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários  centros de prática e retiros em todo o país.

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

Autoridade Tradicional de Matriz Africana do Povo Jeje. Babalorixá no ilê Axé Oxalá Toromí e Xangô Agodô, Tamboreiro, Youtuber, Podcaster, Presidente Municipal do PDT AXÉ, Coordenador nacional de Articulação Politica do Fonsanpotma (Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana), Membro do movimento negro Ubuntu Ukama.

Wilner Charles é haitiano. Há 13 anos residindo no Brasil/RS. Religioso e Padre da família dos OBLATOS DE SÃO FRANCISCO DE SALES.  Foi vigário e pároco várias vezes. Atualmente é pároco da Paróquia de Santa Cruz-Rede de comunidades do Município de Viamão-RS, Vila Augusta.  Tem sua formação de bacharel em filosofia e doutorado em teologia.

Sou natural de Montenegro. Ingressei no seminário com 29 anos em 2005. Cursei Filosofia e Teologia. Fui ordenado sacerdote em 29/11/2013. Estou em Viamão desde 30/09/2022. Sou padre a 11 anos.

Mateus é umbandista há 16 anos e atualmente atua como sacerdote do Terreiro de Umbanda Cavaleiros da Sétima Onda, em Viamão.
O terreiro realiza atendimentos espirituais semanais e gratuitos e, além disso, tem um trabalho de ação social voltado a comunidades em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Viamão.
Mateus é professor de Inglês e literatura, formado pela PUCRS, e atua na área da educação há 15 anos. Filho e sobrinho de professoras, cresceu dentro de escolas públicas e ,hoje, une espiritualidade e educação tanto na sua vida pessoal quanto dentro de rotina do terreiro, que é escola viva de desenvolvimento espiritual e pessoal a todos que lá
estiverem.

Doutor em Ciência da Religião – Filosofia do Yoga UFJF – Mestre em Filosofia UnB – Engenheiro Civil UFRGS – Professor de Astrologia.

Consultor em desenvolvimento humano e social acreditado junto à ONU – PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas). Estudou Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e História. Mestre em Desenvolvimento Social e em Educação, Arte e História da CulturaLuis Henrique Beust (66) é natural de Porto Alegre, RS, mas vive no
estado de São Paulo há quase 40 anos. Vindo de uma matriz metodista-
luterana-católica, é membro da Fé Bahá’í desde os 17 anos de idade, e
dedicou a vida à defesa da afirmação de Bahá’u’lláh de que “A Terra é um
só país, e os seres humanos, seus cidadãos”.
Há cerca de 40 anos têm atuado em mais de 40 países nas três
Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia, em processos e atividades pela
unidade e fraternidade entre os povos e as religiões do mundo.
É consultor em Desenvolvimento Humano e Social acreditado junto
à Organização das Nações Unidas (ONU), e atuou nesta condição, ao longo
das décadas, junto a universidades, escolas, empresas, e entidades
governamentais e não-governamentais, sempre visando colaborar com a
plenitude humana individual e coletiva.
É Mestre em Desenvolvimento Social, e em Educação, Arte e
História da Cultura, sendo professor em cursos de pós-graduação no Brasil
e no exterior, tendo atuado em locais como a Universidade de Harvard e o
University College, em Londres. Tem várias obras publicadas e artigos
disseminados na imprensa e em revistas especializadas.
Beust está praticamente ausente das redes sociais (os perfis quase
inativos foram criados pelos insistentes filhos), mas pode ser contactado
pelo email: lhbeust@gmail.com, ou pelo WhatsApp em: +55-11-
99293.6191.

Manoel Fernandes do Rego
Médico Homeopata
Realiza atendimento e acompanhamento paliativo a doentes confinados ao leito há 20 anos pelo Projeto Irmã Dulce
Fundador e Presidente do Lar Espírita Irmã Dulce
Palestrante Espírita

79 anos, foi professor de filosofia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) de1986 a 1993. Além de ser pioneiro do movimento ecológico e do zen, é escritor, poeta, compositor e violonista. 

Seikaku mudou-se de Porto Alegre e iniciou sua prática de zen no Templo Busshinji, São Paulo, em agosto de 1968, tendo como primeiro  mestre o Monge Tokuda Igarashi. Após viver cinco anos em São Paulo voltou para Porto Alegre e participou de um grupo de meditação zen que desde 1973 reuniu-se durante vinte e quatro anos na sua residência, dando origem ao movimento zen-budista em Porto Alegre e sul do Brasil. Sua ordenação se deu sem seguir os trâmites convencionais , em dezembro de 2013, a convite do superior da comunidade  Sotô Zen Shu da América do Sul, Doshô Saikawa Roshi, como reconhecimento ao seu pioneirismo no Dharma. Atualmente Seikaku está dirigindo o Instituto Zen Maitreya – Zendo Diamante, instituição por ele criada,  dedicada ao estudo da cultura budista e da prática da tradição Sotô Zen.

Monástico Soto Zen ordenado em 2008 por Coen Roshi. Shusso no Japão por Kuroda Roshi, Sensei no Zen Peacemakers por Barbara Angyo Wegmüller Roshi (Suíça) e Genro Grover Roshi (USA) Participa desde 2010 em Retiros dos Zen Peacemakers nas ruas de grandes cidades, e nos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, como oficiante budista, facilitador de Council e membro do Staff. Exerce atualmente a função de co-diretor espiritual de Ordem Zen Peacemaker e atua como consultor da Ashoka Portugal no Programa “Agentes de Mudança inspirados pela fé”

Monge graduado como Oshô (和尚) no Japão pela tradição Sōtō Zen do budismo japonês, discípulo da Monja Coen, representante do budismo no Diálogo Interreligioso de Porto Alegre. Médico de família e comunidade, com certificado internacional em Medicina do Estilo de Vida pelo IBLM, coordenador médico da Atenção Primária à Saúde da Santa Casa de Porto Alegre, mestrado pela PUCRS, doutorado pela UFCSPA, professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFCSPA, membro do Colégio Brasileiro da Medicina do Estilo de Vida, conselheiro efetivo do CREMERS.

mongeyakusan@gmail.com

Mulher trans, profissional de TI e pastora da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo. Estudante diletante de teologia inclusiva e militante dos direitos das pessoas trans.

ivanawarwick@gmail.com
Instagram @ivanawarwick

Noite | 19h

19:00 | Puja
20:00 | Tsog