Comunidades Transformadoras

Encontro, Escuta e Partilha

2024-2025 | 25ª edição
De 27 de dezembro a 01º de janeiro

29/12 | Domingo

Educação e Sociedade

Que mundo queremos?

Manhã | 09h às 12h

Diálogos sobre educação e sociedade

no templo (presencial e online)

Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários  centros de prática e retiros em todo o país.

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

Olga Curado, goiana, escritora, jornalista  e aikidoista. Atuou por mais de duas décadas na grande imprensa  – O Estado de S Paulo, O Globo,  Jornal do Brasil e Rede Globo de televisão, no Brasil e no exterior.  E como colunista de política do portal UOL. 

Escreveu mais de uma dezena de livros: ficção, poesia e literatura  infantil, comunicação  e  comportamento. É consultora para desenvolvimento da comunicação pública de lideranças políticas e  empresariais. Utiliza metodologia fundamentada na arte marcial Aikido da qual é praticante há mais de 20 anos.

Foi ministro nos dois governos da presidente Dilma Rousseff, ficando a frente de 3 ministérios: Desenvolvimento Agrário, Direitos Humanos e Relações Institucionais.

Atualmente é 1º Secretário da Mesa Diretora da ALRS e titular das Comissões de Finanças, de Saúde e Meio Ambiente e da Comissão do Mercosul. Também integra o Grupo Consultivo do Ministério de Desenvolvimento Agrário, na condição de ex-ministro.

Em breve.

Advogado. Tem experiência na área de Inteligência Artificial, Lógica Jurídica, Direito Público e Filosofia do Direito. Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coautor do livro “Direito e Inteligência Artificial: Em Defesa do Humano” e autor do livro “Inteligência Artificial e Responsabilidade Humana”.

Tarde | 14h às 15h30

Diálogos sobre educação e sociedade

no templo (presencial e online)

Vanessa Cristina Francisco é paulista, pedagoga e educadora,  atuando há 22 anos em escolas públicas e particulares, na educação infantil e ensino fundamental. Dançarina desde a infância e Educadora Brincante, formada pelo Instituto Brincante de São Paulo. É integrante do Grupo Toque de Comadre, coletivo de mulheres, mães e brincantes inspiradas nas manifestações da cultura popular.

Atuou na Escola Caminho do Meio como professora e também na coordenação pedagógica, contribuindo para as formações da equipe nos últimos 12 anos. É aluna do Lama Padma Samten há 18 anos, participando de retiros e recebendo instruções de meditação e ensinamentos budistas. Iniciou a sanga kids do CEBB São Paulo em 2008, oferecendo às crianças práticas de meditação a partir do que faz sentido para elas.

Acredita nas práticas que integram corpo, mente e coração  para atuar no mundo de forma benéfica e revolucionária. É comprometida com sua auto educação, entendendo que aprendizagem é postura aberta e em movimento. Mora no CEBB Caminho do Meio com seu filho Antônio e com a família de sanga.

Mulher anarcoecofeminista amadurecida pelas suas 60 voltas ao sol, mãe de Ana e Sebastian, avó da Ana Flor. Educadora de Infância e Alfabetizadora de crianças e Eja nas redes pública estadual(RS) e municipal de Porto Alegre(RS). Ecopedagoga, ecologista  e educadora socioambiental de base comunitária na periferia. Estudiosa da obra de Paulo Freire, com ênfase em Freire e as Infâncias. Organizadora e Cocriadora do Abecedário Freireano das Infâncias. Mestra e Doutora em Educação, com pesquisas e estudos pedagógicos, filosóficos e bioculturais sobre  Autopoiese, Autonomia, Bioantropo(i)ética e a Potência Humana das Crianças. Pesquisadora orgânica, livre e autônoma de estudos em Conexão Profunda Criança-Natureza e Pedagogias da Potência, com base em Abya Yala e contracolonizações. Orientadora cientīfica ecopedagógica da Madre Tierra Comunidade Aprendente.

Roger Casemiro Ferreira é trenel na Escola de Capoeira Angola Raízes do Sul, coordenador do Centro Cultural Capoeira Angola Raízes do Sul em Viamão. Educador popular, licenciando em pedagogia na PUC-RS,
Coautor no projeto “capoeirando no Cap colégio de aplicação da UFRGS. Educador no Núcleo Murialdo do CIJ Monteiro Lobato, Restinga. Instrutor de Capoeira em escolas da rede municipal contratado, através da secretaria de educação de Viamão. Iniciou capoeira no ano de 2000, ministra aulas de Capoeira há 15 anos em escolas, SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) através da Fasc (Fundação de Assistência Social de Porto Alegre). Desenvolveu o trabalho como oficineiro de Capoeira nos projetos do PAC (programa de aceleração do crescimento) em São Leopoldo, no reassentamento de famílias em comunidades no município de São Leopoldo.

Formado em História pela Faculdade Porto-alegrense, psicopedagogo Clínico e Institucional, especialista em Educação Integral na Escola Contemporânea e Mestrando em Educação na Escola de Humanidades da Pucrs atua na educação básica desde 2011 e na Educação Popular desde 2016 como professor de História do Brasil e na auxiliando no coletivo de coordenação do PVP Minervino de Oliveira no Município de Alvorada.

Tarde | 16h às 17h30

Oficinas

As oficinas serão simultâneas, de modo que será necessário optar por uma entre elas.

nos prédios da Escola (presencial)

A pedagogia utilizada nas Escolas do CEBB (Caminho do Meio e Vila Verde) baseava-se nas chamadas Cinco Sabedorias do Budismo Tibetano, conhecidas como cinco faces da liberdade e da compaixão fundamentais da nossa mente. Elas estruturavam os cinco eixos pedagógicos da escola, o ritmo escolar, os projetos e eram oferecidos regularmente formações para a equipe e para as famílias.

Nesta oficina, teremos a oportunidade de vivenciar o acúmulo de mais de 10 anos de cultivo dessa pedagogia nas escolas e nos beneficiar dos frutos do trabalho de professores e pedagogos ao longo desses anos.

Facilitadora: Vanessa Francisco.

Facilitador: Leoberto Brancher

Durante a oficina vamos aprender a fazer esferas ocas de argila. A produção será acompanhada de práticas curtas de meditação em relação ao que se está produzindo com as mãos.
As esferas produzidas durante a oficina serão queimadas posteriormente para que se tornem cerâmica, com isso teremos contas de cerâmica para uma futura montagem coletiva e participativa de um Mala de grandes dimensões.

Facilitadora: Mariana Wartchow

Mariana Wartchow, é artista e ceramista, mestranda em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, integrante do grupo de pesquisa CNPq Poéticas da Participação, licenciada em Artes Visuais pela UFRGS. Em seu trabalho aborda a relação entre arte, vida, espiritualidade e natureza, buscando criar obras favoráveis para a contemplação no cotidiano. Aluna do Lama Padma Samten desde 2008 e da Lama Tsultrim Allione desde 2021.

Em breve.

Facilitador: Professor Roger.

Noite | 19h

19:00 | Puja
20:00 | Danças Circulares pela Paz & Dança da Mandala de Tara