O que é viver bem?
Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.
Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários centros de prática e retiros em todo o país.
Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.
Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. É sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, onde coordena os cursos de formação avançada multiprofissional – Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.
Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, Linhas pares, utilizado como base de pesquisa do impacto da poesia sobre a esperança de pessoas gravemente enfermas. Seu segundo livro, A morte é um dia que vale a pena viver, permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição, em 2016
Brasileiro, 61, tem se dedicado a desenvolver e testar um sistema de economia social baseado na ética budista e nos princípios do livro “Small is Beautiful” de E. F. Schumacher. Atualmente, reside em Zürich (Suíça), onde coordena as atividades do Zürich Zen Center, Centro de Prática Budista Soto Zen, que oferece Práticas formais e tem atuação no Budismo Social Engajado e Diálogo Interreligioso. Além disso, atua como consultor em terapia sistêmica e em qualidade de vida.
Em breve.
Reinaldo Nascimento, terapeuta social, educador físico, neuropsicopedagogo, pedagogo de emergência e pedagogo do trauma com especialização em violência sexualizada, violência escolar e no trabalho com crianças refugiadas. Cofundador e presidente da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil. Membro e coordenador pedagógico das intervenções do time internacional da Pedagogia de Emergência Sem Fronteiras. Esteve no Quênia, nas Filipinas, Líbano, Faixa de Gaza, Iraque, Nepal, França, Equador, México, Colômbia, EUA, Moçambique e Turquia. No Brasil esteve em Janaúba e em Brumadinho. Em Boa Vista e Pacaraima trabalhou com professores refugiados da Venezuela. No Rio Grande do Sul trabalhou em vários abrigos e na formação de professores.
Reinaldo também trabalha na formação de educadores na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguay, EUA, Suíça, Alemanha, Espanha, Portugal, Iraque, Líbano, Ucrânia e Egito.
Lourdes Maria Prado Duarte ou Rafinha nasceu em Uruguaiana em 1945.
No convento entre os 13 e 30 anos.
Até agora, aos 79: viveu em favelas no Brasil, nos movimentos populares ligados à Teologia da libertação. Nos últimos 34 anos formadora de grupos de Fitoterapia e Saúde Integral. E mestre Reiki. Coordenadora do Grupo Cuidi.
Caroline de Oliveira Bertolino é Mestre pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É professora do programa Mindful Self-Compassion pela Universidade de San Diego, California, desde 2015. Em 2013, tornou-se professora do programa Cultivating Emotional Balance pelo Instituto de Santa Barbara (EUA). Tem formação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e pós-graduação em Arteterapia pelo NAPE. Realizou o curso Comunicação Não-violenta, com Sven Fröelich, em Nazaré Uniluz. Também é habilitada pelo Instituto Social Pichon-Riviére para desenvolvimento e coordenação de grupos, e em Círculos de Construção de Paz pela AJURIS.
Psicanalista Praticante lacaniano estrutural. Graduando em filosofia.
Estudante do budismo no contexto do CEBB
Redes sociais: instagram @f.capellari e youtube @felipecapellari
Fernanda Kerbes, psicóloga, mestre em educação profissional e tecnológica, moradora do CEBB desde 2019. Atua como psicóloga do trabalho desde 1999, em serviços públicos do Município de Porto Alegre. Atualmente na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, onde coordena programa de prevenção à violência para os serviços da atenção básica e atua com a formação de trabalhadores da saúde. Conheceu o CEBB Caminho do Meio em 2003 e participa de eventos promovidos pelo mesmo, procurando acompanhar ensinamentos do Lama Samten.
É psicóloga clínica há mais de 30 anos. Encontrou o Lama Padma Samten em 2001. Em 2004, o CEBB Pelotas foi fundado em seu consultório, onde funcionou durante 12 anos. Também é tutora e hoje vive e trabalha no CEBB Caminho do Meio.
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia, Formação Profissional em Compassionate Inquiry, abordagem compassiva ao trauma desenvolvida por Garbor Maté e Sat Dharam, e em Arteterapia. Integrou o coletivo Escuta Compassiva, composto por psicólogos e psicólogas com atuação voluntária durante a pandemia de Covid. Caminhante do Meio, encontra nas práticas contemplativas e no silêncio a nutrição para a escuta e o acolhimento dos seres em psicoterapia.
Facilitador: Marcus Carvalho.
O Taichi é uma arte marcial que combina movimentos graciosos com técnicas de respiração profunda e
concentração mental, com o objetivo de integrar mente e corpo, promover equilíbrio, coordenação motora e fortalecimento muscular.
Qigong é uma prática que promove a circulação harmoniosa de energia vital e sangue. Favorece a saúde física, mental e emocional através de exercícios lentos e fluidos que aumentam a flexibilidade, o relaxamento e a consciência corporal.
Facilitador: Bruno Fraga da Silva. Educador Físico e Acupunturista, entusiasta das práticas marciais Chinesas. Professor de Taichi/Wushu há 15 anos, com formação na China e vasta experiência na área.
Facilitadora: Caroline Bertolino
Facilitadora: Taís Fonseca
Kazuaki Tanahashi é artista, tradutor, escritor, ativista, professor e erudito Zen Budista. Mudou-se para os Estados Unidos em 1977 para atuar como tradutor e professor residente no San Francisco Zen Center — onde ensinou sobre Dogen a convite de Shunryu Suzuki Roshi poucos anos antes.
Mestre calígrafo e artista treinado no Japão, tem ensinado e feito exposições ao redor do mundo há 55 anos. É criador do gênero de pintura em um único traço e dos círculos Zen multicoloridos. Escritor, editor e tradutor prolífico, produziu mais de 50 livros em inglês e japonês, incluindo o conjunto amplo dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen.
Como ativista ambiental e da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e nas duas Guerras do Golfo, é diretor fundador do Plutonium Free Future, Ten Millenium Project e da iniciativa A World Without Armies para a desmilitarização das nações. Também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência, fundada por Albert Einstein.