Como adiar o fim do mundo?
Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado em Física Quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da Física Quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.
Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que hoje, além da sede em Viamão conta com vários centros de prática e retiros em todo o país.
Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.
Em breve.
Potira V. Preiss é bióloga, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural. Atualmente é professora visitante na área de Agroecologia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Restinga. Atuou como pesquisadora Pós-Doc no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, de 02/2023 a 07/2024) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, de 02/2019 a 02/2023). Atua em pesquisa, ensino e extensão com equipes multidisciplinares em temáticas relacionadas a sistemas alimentares sustentáveis, segurança e soberania alimentar, relações produção-consumo, mercados da agricultura familiar e desenvolvimento regional. Possui experiência profissional com instituições governamentais, privadas e não governamentais de atuação internacional e nacional. Foi a Coordenadora Executiva da III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada – AgUrb. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) e membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PenSSAN). Atuou como Conselheira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (CONSEA – RS, de 12/2019 – 12/2023) e é integrante da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.
Formada em administração de Empresas, com especialização em agronegócios.
Ingressou na Conab por concurso em 2007 onde atuou em várias áreas com ênfase nas políticas públicas.
Em março 2023 foi nomeada superintendente da regional do RS
MAY EAST é urbanista internacional, designer de projetos regenerativos, autora, pop star dos anos 80, co-fundadora de instituições globais de sucesso, educadora, reconhecida Mulher da Década em Sustentabilidade e Liderança pelo Women Economic Forum, mãe, mulher, world worker são tantas as faces de May East quantos os
movimentos socio-musico-ambientais que ela contribui em seu percurso.
Em breve.
Facilitadora: Laura Neis
Oficina de ninhos provisórios para abelhas nativas. Nesta oficina iremos conhecer um pouco mais sobre o universo das abelhas nativas do Brasil e também iremos aprender a fazer ninhos provisórios para acolher estes seres. Conheceremos as espécies que ocorrem em nossa região, suas características e a relação destes seres para a manutenção da biodiversidade do planeta.
Facilitador: João Marcelo Kassar Ismael
Educador ambiental e facilitador da ação Enxameia: abelhas nativas do Brasil. Aluno do Lama Padma Samten.
Facilitador: Seu Válter.
Facilitador: Seu Válter.